Programa de Pós-Graduação em BIOLOGIA MARINHA E AMBIENTES COSTEIROS Universidade Federal Fluminense

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros da UFF forma Mestres e Doutores para atuarem em docência, pesquisa e gestão ambiental costeira.

O Curso tem atualmente CONCEITO 4 pela CAPES

Área BIODIVERSIDADE (http://www.capes.gov.br/component/content/article/44-avaliacao/4653-biodiversidade)

 

HISTÓRICO

O “PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA MARINHA E AMBIENTES COSTEIROS” da UFF (PBMAC-UFF), produziu, desde sua criação (quando ainda designado como “Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha” – PPGMB-UFF) até o final de 2015, 48 monografias de especialização, 197 dissertações de mestrado e 40 teses de doutorado. O início do programa data da década de 1990 e foi marcado pela compreensão de que era preciso formar recursos humanos na área de biologia marinha para o Estado do Rio de Janeiro. A produção acadêmica e a perenidade do PBMAC têm mantido a percepção inicial de que existe uma demanda regional e, também, nacional por uma pós-graduação desta natureza.
A história do PBMAC pode ser sintetizada em algumas etapas do seu desenvolvimento: (a) 1992 – criação do Curso Latu-sensu Especialização em Biologia Marinha (BS-UFF, Res. CEP 82/92); (b) 1995 – criação do Curso de Mestrado em Biologia Marinha (BS-UFF, Res. CUV 173/95); (c) 2003 – implantação do Curso de Doutorado em Biologia Marinha e (d) 2013-2014 – Reformulação do PPGBM, com a ampliação das suas áreas de atuação e campos de pesquisa (nesse momento o curso passa a se chamar PBMAC-UFF). A reformulação teve como objetivo modernizar e adequar a formação de recursos humanos frente às novas exigências do mercado de trabalho do século XXI. Para tanto, foram construídos um novo regimento e currículo, bem como incorporados pesquisadores de áreas suplementares para o estudo da biodiversidade. O PBMAC, assim, se propõe a encampar uma perspectiva interdisciplinar para compreender o funcionamento e o manejo dos ambientes marinhos e costeiros. Esta reformulação do Programa foi aprovada pelo CEP (Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF) em 2014 e os novos regimento e currículo foram publicados no BS UFF Res. CEP 141/2014 e BS UFF Res. CEP 142/2014, respectivamente.
O escopo do PBMAC engloba todos os níveis da definição de biodiversidade, ou seja, desde o nível molecular até o ecossistêmico, passando por aspectos sociais do sua preservação, gerenciamento e manejo. Para tanto o Programa conta com a integração de profissionais de áreas tais quais Biologia, Geologia, Física, Oceanografia, Química e Geografia.

 

 

 

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content